Vaga – Oficial de Monitoramento e Avaliação (M&A)

Fundação Aga Khan

A Fundação Aga Khan (Moz) está à procura de um Oficial de Monitorização e Avaliação (M&A), que trabalhe como membro da sua equipa de Saúde e em colaboração com a Unidade de M&A mais ampla da organização, para liderar o desenvolvimento de sistemas de M&A para este projeto, bem como coordenar os planos de trabalho do pessoal de campo de M&A e assumir a responsabilidade pela gestão diária da monitorização do projeto. atividades de avaliação e aprendizagem. 

Tarefas e responsabilidades

  • Desenvolver, em colaboração com o programa relevante e outros funcionários de M&A, um sistema MEL abrangente para o projeto que considere sua teoria da mudança. Este sistema responderá aos principais indicadores de desempenho do projeto, processos de coleta e análise de dados e incluirá: a criação e implantação de ferramentas de coleta de dados simples e apropriadas ao contexto, o design de um banco de dados do projeto, bem como o estabelecimento de planos de gerenciamento e coleta de dados e procedimentos de relatórios que fornecem dados de alta qualidade em tempo hábil.
  • Trabalhar com a equipe do projeto para desenvolver planos de trabalho semanais e mensais para treinar coletores de dados, monitorar o uso adequado de ferramentas de coleta de dados – incluindo coleta de dados por meio de smartphones – em campo e resolver problemas/gargalos contínuos na coleta e relatório de dados de campo. O Diretor de M&A monitorará a adesão a esses planos de trabalho e garantirá que toda a equipe do projeto esteja ativamente engajada em toda a geografia expansiva do projeto.
  • Trabalhar proativamente com o distrito e outros funcionários do projeto, para resolver problemas que surjam na coleta e relatório de dados de campo, bem como realizar um trabalho contínuo de sensibilização com ativistas comunitários e outros coletores de dados sobre a importância da coleta de dados para a realização dos objetivos do projeto.
  • Planejar e realizar reuniões regulares (mensais) de coordenação com a equipe do projeto para obter feedback sobre os desafios relacionados a M&A, bem como para coletar observações da equipe distrital sobre questões de desempenho mais amplo do projeto.
  • Planejar e realizar sessões de interpretação e/ou reflexão de dados com a equipe do projeto para revisar os resultados dos processos de coleta de dados para integrar os aprendizados nas fases do plano de trabalho
  • Supervisionar a manutenção da base de dados do projeto e assegurar a atualização regular dos dados de monitorização do projeto para que estejam disponíveis para relatórios narrativos do projeto, reuniões internas de coordenação do projeto, bem como reuniões com o doador e parceiros relevantes.
  • Assumir a liderança, juntamente com o Gerente de Projeto, na elaboração de relatórios narrativos do projeto, garantindo que estes incluam dados de qualidade, bem como uma reflexão crítica sobre o desempenho do projeto.
  • Trabalhar, em coordenação com a equipa do projeto, bem como com o Gestor de Monitorização e Avaliação da AKF, para garantir a implementação atempada de estudos de projetos de métodos mistos, avaliações e outras atividades de recolha de dados focadas nos resultados. Isso inclui assumir a liderança no desenvolvimento de planos de estudo, planos de gerenciamento e análise de dados e ferramentas de coleta de dados, bem como organizar treinamentos relevantes de coletores de dados, ferramentas piloto em campo e supervisionar a coleta, limpeza, análise e relatórios de dados coletados em campo.
  • Prestar aconselhamento técnico e trabalhar em estreita colaboração com o Instituto Nacional de Saúde (INS) para apoiar o reforço do sistema de saúde no âmbito do Pilar 1300. Embora o INS seja o principal responsável por esse pilar, incluindo a concepção, implementação e monitoramento de um sistema piloto de vigilância demográfica e de saúde baseado na comunidade, espera-se que o indivíduo garanta que o progresso seja feito, oferecendo orientação estratégica e técnica. As principais áreas de foco incluem o fortalecimento da capacidade do governo em gerenciar, analisar e usar dados comunitários e institucionais relacionados à saúde sexual e reprodutiva (SSR), nutrição e clima, bem como melhorar a preparação e o planejamento de emergências.

Os requisitos

Espera-se que o candidato selecionado tenha:
  • Um diploma de graduação em saúde pública ou áreas afins, incluindo estatística (de preferência pós-graduação) de uma universidade reconhecida.
  • Pelo menos cinco anos de experiência em monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento, particularmente em relação à saúde comunitária. A experiência anterior em projetos relacionados à saúde sexual e reprodutiva seria ideal.
  • Experiência de treinamento e mentoria de colegas em sistemas de M&A.
  • Experiência comprovada no gerenciamento de equipes de coletores de dados, bem como experiência em contato com ativistas comunitários na coleta e relatórios de dados em nível comunitário.
  • Experiência na concepção de ferramentas de coleta de dados, idealmente para projetos de saúde comunitária.
  • Experiência em pesquisa quantitativa e/ou qualitativa, incluindo desenho e implementação de estudos (incluindo coleta, entrada, edição de dados), gerenciamento e análise de dados.
  • Sólida compreensão (e interesse em) questões de desenvolvimento internacional, particularmente nas áreas de saúde pública / comunitária.
  • Vontade de participar em actividades de campo e de viajar para áreas remotas dentro de Cabo Delgado.
  • Capacidade demonstrada de trabalhar de forma colaborativa como parte de uma equipe.
  • Fortes habilidades de comunicação escrita e verbal em português (e idealmente inglês). O conhecimento de Macua, Makonde e/ou Kimwani também seria um trunfo.
  • Conhecimento e experiência em gerenciamento de bancos de dados são requisitos essenciais
  • Fortes habilidades analíticas e de informática estritamente necessárias.

Setor

Desenvolvimento social

Sobre a Agência

A Fundação Aga Khan é uma organização líder em desenvolvimento global que trabalha para combater as causas profundas da pobreza. Por mais de 50 anos, ajudamos a criar instituições comunitárias fortes que apoiam iniciativas sustentáveis e locais para melhorar a vida de milhões de pessoas. Ao combinar o conhecimento local com as melhores práticas globais, nos esforçamos para trazer melhorias transformadoras e duradouras na qualidade de vida.

Trabalhando em conjunto com as agências da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e através de parcerias com comunidades locais, sociedade civil e empresas, bem como governos e agências de ajuda internacional, estamos a construir um futuro onde todos prosperamos juntos.

Para se candidatar a esta vaga visite krb-xjobs.brassring.com.

×
Rolar para cima