7 Dicas de comportamentos que podem te ajudar em uma entrevista de emprego

Chegou a hora de apresentar o seu melhor! Por isso, treine quantas vezes forem necessárias até que você se sinta confortável em conversar com o time de recrutamento, combinado?!

1.    Realce os seus pontos positivos

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe que uma das perguntas que pode surgir durante o processo é “Qual é a sua maior qualidade?”. E aqui está uma ótima oportunidade para destacar o que torna você único(a).

No entanto, não se preocupe em criar uma lista de adjetivos. Em vez disso, escolha uma ou algumas qualidades específicas (dependendo da pergunta) que sejam relevantes para essa posição e coloque-as com exemplos.

Ou seja, ao invés de contar que você é uma pessoa colaborativa, mude o seu discurso dizendo que sua principal função é criar processos que otimizam o tempo dos colegas de trabalho para que as entregas sejam feitas dentro do prazo. Lembre-se daquela famosa frase: não é o que você diz, mas como você fala.

2.    Como falar sobre os pontos negativos

Que ninguém é perfeito, isso todo mundo já sabe. Porém, quando o seu comportamento em uma entrevista de emprego está sendo avaliado, é melhor escolher as frases com mais cautela.

Da mesma forma que os pontos positivos precisam ser demonstrados com ações ao invés de adjetivos, o mesmo deve ser feito para falar sobre os defeitos. O que seu entrevistador está realmente tentando fazer com essa pergunta é avaliar sua autoconsciência e honestidade.

Por exemplo, se você é uma pessoa que não consegue desempenhar sua função em um ambiente agitado e prefere o home office, não precisa dizer que odeia o barulho. Em vez disso, pode ressaltar que, para manter o nível de concentração e dedicação às tarefas, prefere trabalhar de casa para garantir a entrega das atividades no dia e sem interrupções.

Uma dica, também, é ressaltar algum atributo que você já esteja se esforçando para melhorar.

3.    Cordialidade

Se tem uma coisa que todo mundo gosta e admira é educação e cordialidade. No dia da sua entrevista, seja educado(a) e cumprimente todos que encontrar. Isso inclui não apenas a pessoa entrevistadora, mas também qualquer outra.

Sorria, faça contato visual e tenha um aperto de mão firme. Ser simpático(a) e sociável em todos os momentos aumentará muito suas chances de se sair bem na entrevista.

Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a fazer entrevistas por meio de videochamadas. Mesmo à distância você pode ser caloroso(a) e cumprimentar a todas e todos na sala – além, claro, de agradecer a oportunidade de fazer parte do processo seletivo. É hora de contar pontos a seu favor!

4.    Mantenha a atenção durante a entrevista

A partir do momento em que você estiver dentro da sala de entrevista (seja ela física ou online), o seu foco deve estar direcionado para as pessoas que estão com você naquele instante.

Portanto, deixe preocupações, problemas e outros pensamentos que podem te distrair do lado de fora. Assim você estará apto(a) a prestar mais atenção no que está sendo dito.

Manter o nível de concentração ajuda não só a observar e melhorar a sua entrega, como também enxergar em você como está o tom de voz, se a sua postura está correta, se a comunicação está clara, entre outros.

5.    Seja pontual

Chegar atrasado para uma entrevista de emprego é algo bem negativo. Isso pode deixar uma má impressão em seus entrevistadores.

Procure chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. Isso também lhe dará tempo para observar o ambiente do escritório e garantir que todos os seus documentos estejam prontos e organizados.

Claro, existem exceções – afinal, todo mundo está sujeito a imprevistos. Se notar que isso vai acontecer, entre em contato com o recrutador, explique o motivo do atraso e peça desculpas.

6.    Concentre-se na linguagem corporal

Você sabia que o corpo fala em silêncio? Ter uma linguagem corporal pobre é uma prática muito ruim, especialmente quando se trata de entrevistas. Pode ser uma distração para os entrevistadores ou até mesmo um motivo para não contratar.

Evite maus hábitos, como se curvar, se mexer e mascar chiclete, fumar antes da entrevista, ficar olhando para outros pontos que causam desatenção.

As práticas que você deve adotar são: abertura, boa postura, ouvir ativamente, acenar com a cabeça e fazer contato visual. Muitos estudos também indicam que inclinar-se ligeiramente para a frente ajuda a demonstrar mais interesse; e manter os braços descruzados ajudar a parecer acessível.

7.    Questione

A entrevista também é uma oportunidade para você entender o que o trabalho exige . Portanto, certifique-se de esclarecer o que é esperado de você. Mesmo que a empresa tenha vários questionamentos, você também precisa fazer suas perguntas, que ajudarão a saber se esse match combina ou não.

Faça isso mesmo que o(a) entrevistador(a) tenha sido minucioso em suas descrições – alguns empregadores podem julgar o interesse de um candidato em um emprego pelo fato de ele fazer ou não perguntas. Suas perguntas devem ser perspicazes e relevantes dentro do processo seletivo.